sexta-feira, 16 de setembro de 2016

TOYOTA parte final


Nesta 3ª parte do artigo, vou falar sobre os Toyota 4x4.


A HILUX foi a 1ª picape a venda no Brasil com "cara" de carro de passeio, que tenta passar sensação ao dirigir semelhante a de um carro de luxo, totalmente diferente da HILUX ANTIGA, que era um "cavalo chucro".






Besteira, a Hilux continua sendo uma picape de verdade, com chassi separado da carroceria e tração 4x4. Nunca será um confortável sedã de luxo, embora muitas "madames" confundam as coisas e comprem a Hilux apenas para andar no asfalto e derrubar as pilastras das apertadas garagens dos shoppings centers, isso é um desperdício , é como comprar um PASTOR ALEMÃO para morar em um apartamento.




Se você já dirigiu uma picape tradicional como a FORD F-1000 TURBO e está habituado com os "trucks", a Hilux realmente vai parecer um carro, porém se você está mais acostumado com sedãs a Hilux parecerá um pequeno caminhão.







A HILUX

Ao entrar na Hilux verá que o painel é arredondado e os comandos são os de um carro padrão, como os de um Corolla (inclusive compartilhando muitos componentes com ele). Picapes tradicionais costumam ter comandos típicos de picape, como o freio de "mão" acionado por pedal e a trava para liberar a chave de ignição, na Hilux não há nada disso, são comandos normais de carro.
Ao contrário das Hilux mais antigas seu banco fica em uma altura boa em relação ao assoalho (os da frente, pois atrás o assoalho é meio alto para a passagem do chassi maciço que fica em baixo do carro) . Seu ar-condicionado é muito eficiente, sendo mais forte que o do próprio Corolla, por esta razão sempre que eu precisava visitar a funilaria, procurava uma Hilux, que era garantia de não passar calor, mesmo ao lado de um vulcão.
Nestas visitas eu ficava impressionado com a quantidade de Hilux com perda-total enviada pelo setor de pós-venda, ocorre que o motor Turbodiesel 3.0 de 170 cavalos da Toyota é muito forte, e isso aliado aos comandos  macios de automóvel comum fazem os seus proprietários esquecerem que estão em uma picape de peso e centro de gravidade elevados, e por isso muitos acabam se envolvendo em acidentes graves.
Por outro lado isso me ajudava pois eu sempre tinha um estoque de peças farto. Certa vez fui manobrar uma Hilux 0 km e acabei quebrando seu retrovisor, tentei comprar outro no setor de peças e me informaram que o valor era 230 REAIS!!, nem preciso dizer onde consegui um espelho de graça.


DIRIGINDO A HILUX



Você da a partida com uma chave idêntica à do Corolla, segura em um volante igual e sintoniza o rádio em um aparelho também igual ao do sedã, porém o barulho e o cheiro que saem do escapamento mostram que esta é uma picape de verdade, um autêntico "truck".



O volante é leve, os pedais e o câmbio também, porém ao sair da rampa do estacionamento as paredes laterais refletem um barulho de caminhão e também o bonito chiado da turbina.A aceleração é rápida e o corpo cola no banco, porém nas curvas a picape inclina bastante e os pneus cantam e soltam fumaça, mostrando o peso do veículo.

A melhor coisa é acelerar a Hilux em uma reta, em aceleração total a turbina grita mais alto que o "castanhar" do Diesel . O som da turbina enchendo é magnífico e a picape avança velozmente, sua suspensão, apesar de macia, não filtra as irregularidades do asfalto como as de um carro de passeio, o que faz a picape "saltar" nas ondulações do asfalto.
Ao chegar na funilaria os discos de freio estão soltando fumaça, denunciando a todos o que eu estava fazendo, minha desculpa é que o carro é pesado e os discos fazem isso mesmo.





TOYOTA SW4





A Sw4 é a versão perua da Hilux, com a traseira fechada ganha-se espaço interno, permitindo um banco traseiro reclinável. Também existe a versão de 7 lugares , com 2 bancos dobráveis no porta-malas é possível levar dois passageiros a mais, embora eu ache que a maneira correta de levar gente na traseira da Sw4 com total conforto é essa:


A mecânica da Sw4 é exatamente a mesma da Hilux, porém ao contrário da picape, que possui tração 4x4 temporária, a Sw4 possui DIFERENCIAL CENTRAL, o que permite usar a tração 4x4 o tempo todo, mesmo no asfalto.



MAIS O QUE EXATAMENTE É O DIFERENCIAL CENTRAL?



Todos sabem que ao realizar uma curva a roda externa percorre um caminho maior que a interna, por isso existe o diferencial

A Hilux é equipada com diferencial apenas nos 2 eixos, como na figura acima, o que permite que nas cuvas a rodas externas girem mais rápido que as do lado interno da curva,  mais isso não elimina a diferença de velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro, por isso só pode utilizar a tração nas 4 rodas em pisos de baixa aderência, como a lama.


O desenho está tosco, porem é possível ver que traçando as linhas com um compasso, cada roda está em um ponto do círculo:

 Com o diferencial central cada uma das 4 rodas pode girar em uma velocidade diferente, o que permite que se use a tração para melhorar a aderência no asfalto, ideal para um veículo de perfil mais familiar como é o caso da Sw4.
Fora estes detalhes mecânicos a sensação de dirigir uma Sw4 é exatamente a mesma da de dirigir uma Hilux, exceto na hora de passar na frente da mulherada, neste ponto a Sw4 faz muito mais sucesso.




RAV 4



O  Rav4 é um utilitário de pequeno porte, pouco maior que  um Ecosport, ao contrário da Hilux e da Sw4 este sim é um veículo de "madame" seu comportamento está bastante próximo ao de um Corolla, porém com posição de dirigir mais elevada.

Ao entar na Rav4 encontramos um interior simples, com mais espaço, porem com acabamento ligeiramente inferior ao do Corolla, já que há mais plástico no interior.

O motor a gasolina é um 2.4 de 16 válvulas e 170 cavalos, é muito bom e faz o Rav4 deslanchar com suavidade e conforto.

Sua suspensão  é macia, e o carro não é muito pesado, com o potente motor, anda tanto quanto um Corolla 2.0, a tração é predominantemente dianteira, mais também a a opção de tração 4x4.

O 4X4 SOB DEMANDA

O sistema 4x4 do Rav4 é bem diferente dos sistemas da Hilux e da Sw4, a tração atua normalmente apenas nas rodas dianteiras, mais assim que seus sensores detectam que uma das rodas da frente perdeu tração ( o que pode ocorrer mesmo no asfalto ) um ACOPLAMENTO aciona o eixo traseiro, assim que o veículo supera a situação o eixo traseiro é desligado.
Como é possível ver no desenho, no lugar do diferencial dianteiro existe o TRANSEIXO, que é um eixo que não nasceu eixo mais se sente um eixo e todos devem respeitar senão é crime. Mentira o Transeixo é uma fusão entre o diferencial dianteiro e o câmbio, essa peça é comum em todos os carros de motor transversal.

Na saída do transeixo fica o acoplamento viscoso que atua como uma embreagem conectando e desconectando o eixo traseiro.

Também existe o Rav4  com tração 4x2, que é mais adequado, já que a maioria das pessoas não compra o Rav pra andar na lama.

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