Minha 1º experiência ao volante de uma van foi em uma Kombi, um veículo tão peculiar que merece um post próprio,que pretendo escrever futuramente . Vou pular logo para a 2ª van que dirigi, a Hyundai H-100, a van que conquistou meu coração.
Antes de começar o texto sobre a H-100, vou revelar a minha opinião sobre as vans: Elas são o melhor tipo de veículo que existe!...elas tem o mesmo tamanho de um sedan grande , mais carregam muito mais gente, mais bagagem, são leves e fáceis de dirigir.
Vans são tão fáceis de dirigir que se todas as pessoas tirassem carteira de motorista em uma van, ninguém seria capaz de fazer baliza em um carro normal. A visibilidade que uma van oferece e sua forma de caixote torna irrelevante o seu tamanho, mais fácil de estacionar que uma van, só uma moto.
o mesmo tamanho do Fusca, mais com um aproveitamento de espaço muito maior
HYUNDAI H-100
Em 2010 eu havia arrumado um emprego temporário como manobrista , em uma empresa que trabalhava com festas e eventos. Para chegar aos locais onde ficavam os eventos nos deslocávamos em uma Hyundai H-100, ela era perfeita para isto, pois dentro dela cabiam uns 10 manobristas, 2 guarda -sóis, 1 galão de 20 de água e ouros materiais que precisávamos, além disso seu motor Diesel tornava a van econômica, o que era bom para a empresa.
Eu ganhava pouco, mais me divertia muito, e ainda tinha a oportunidade de manobrar muitos carros legais, alguns dos melhores carros que eu manobrei nesta época foram: Ferrari F-430 Spyder, Mercedes SLR Mclaren, Lamborghini Gallardo e um Cobra Glasspac.
O ponto negativo é que esta empresa tinha muita rotatividade de funcionários, então com 6 meses na empresa eu era o manobrista mais velho na firma, e cabia ao mais velho dirigir a van até os eventos, achei ótimo.
A 1º VEZ NA H-100
Recebi a ordem de pegara van, peguei a chave com o supervisor e desci ao estacionamento, que ficava no subsolo. o estacionamento era tão escuro, que precisei da ajuda do segurança do estacionamento para achar a van, era um modelo Super Saloon como este:
O modelo Super Saloon é o modelo top de linha da H-100 e é identificado externamente pela pintura em 2 cores, geralmente combinando, a nossa era marrom escuro metálico em baixo e um marrom claro metálico em cima , ótima combinação. Por dentro os diferenciais do super Saloon eram : bancos de veludo (não aquele veludo quente dos Monzas ) ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.
Ao abrir a porta do motorista a luz interna acende e um circulo luminoso acende em torno do miolo de partida, facilitando encontrar o local para inserir a chave, mesmo naquele estacionamento escuro, achei este detalhe interessante.
Ao dar a partida o cheiro do motor Diesel toma conta do ambiente, a embreagem é leve e o câmbio engata fácil. Ao contrário da Kombi a H-100 tem um painel ergonômico e o volante na posição normal, não chega a ser igual ao de um carro padrão mais tem o mesmo grau de inclinação do volante do Fiat 147. A alavanca de câmbio tambem se parece muito mais com a de um carro do que com a de uma kombi, é curta e está instalada bem a mão.
O motor está instalado abaixo do banco do motorista e esquenta um pouco a bunda e sobretudo as pernas, é um Diesel de alta rotação o que significa que você pode dirigir como se estivesse ao volante de um carro, esticando as marchas.Naturalmente o ruído e a vibração são maiores que em um carro a gasolina, mais ainda assim vibra menos que uma Kombi ou uma picape.
Ao volante o motorista e o passageiro da frente tem bom espaço, o painel está colocado em uma posição mais baixa em relação ao banco do que em um carro comum, o que torna a visibilidade ótima, como em todas as vans. O conforto só é prejudicado se você resolver levar um 3º passageiro na frente, aí só com uma van maior como a Mercedes Sprinter.
Andar atrás tambem é confortável, não tanto como na frente, neste sentido as vans maiores, citando novamente a Sprinter são melhores, com bancos individuais reclináveis. a H-100 tem bancos inteiriços atrás, menos confortáveis , mais ainda assim o conforto atrás é melhor que o de uma picape de cabine dupla. Só que andar de picape é legal, traz "status", andar de van também, só que não.
Mercedes Sprinter, deve ser ótima, segundo os "vanzeiros" é a melhor van do mercado, porem esta eu não dirigi.
Um dia eu estava na firma e o supervisor falou:
-Gustavo, tome a chave e vá pegar a van, vocês vão para Itu, trabalhar em um casamento!
Fiquei tão animado que nem percebi que a chave não era a da H-100, desci correndo ao estacionamento e ao chegar lá me deparei com isto:
Uma Towner!
É...fiquei decepcionado...
Perguntei ao segurança do estacionamento:
-Cadê a H-100?
..ele responde:
-O patrão trocou por esta , que é mais econômica.
Nããaaaoooooooooooooo!
- Pode pegar a Van! / ..é uma Towner....
HAFFEI TOWNER JR.
Notaram que eu escrevi Haffei Towner e não Asia Towner?...pois é... a Towner atual não pertence a mesma empresa que vendia a Asia Towner nos anos 90. A Asia Motors faliu e os direitos do nome Towner foram comprados pela marca chinesa Haffei ( nem sei se é assim que escreve..). Dito isto elas só compartilham o mesmo nome, fora isso as únicas coisas que elas tem em comum é que as 2 são vans, as 2 são pequenas e as 2 são uma bosta.
Comecei a inspecionar a Towner enquanto meus companheiros não desciam, a 1º coisa que me chamou a atenção foram as rodas: cada uma apontava para um lado, igual os carrinhos Hot wheels do meu filho, nos quais ele apoia todo o peso do corpo. Quer trollar o seu alinhador?...Peça para ele alinhar sua Towner , pegue a garantia pelo serviço, dê uma volta no quarteirão e volte para ele repetir tudo de novo..,você pode ficar fazendo isso indefinidamente até que ele te dê um tiro, ou o motor da Towner ferva.
Um típico carrinho Hot Whells do meu filho com alguns meses de uso,notem a posição das rodas, uma Towner não duraria 1 semana na mão dele..
Outra coisa que chamou a atenção na Towner foi a qualidade da lataria, nenhum outro veículo é construído com chapas de aço tão finas, me lembrou aqueles armários de aço cinza, típicos de vestiário que se vc se apoiar ele afunda.
Tente se lembrar da rígidez deste material, você entenderá como é a lataria da Towner. Se bater morre.
AO VOLANTE DA TOWNER
Pegamos a estrada, rumo a chácara que aconteceria o casamento em Itu, ao volante , a má impressão inicial melhora um pouco, o motor 1.0 movimenta a carroceria de papelão de 50 kg com facilidade e a posição de dirigir é boa, ouvi gente reclamando dos engates do câmbio, mais pra mim que estava acostumado com o 147 tirei de letra, a viagem prosseguia bem, apenas tomando cuidado com os ventos laterais, o motor, debaixo do banco como na H-100, não é tão ruidoso e com os vidros fechados dava até pra aproveitar o "sonzinho" original de fábrica, aliás o banco esquenta mais que o da H-100, provavelmente o isolamento é pior.
Chegando próximo a chácara, entramos em uma estradinha de terra batida, que estava enlameada devido a chuva, mesmo com um motor 1.0, é possível se divertir com a tração traseira nesta situação, entre na curva em 3ª, aponte a frente e reduza para 2ª, pé no fundo e veja seus amigos que estão atrás sem cinto sendo jogados nos colos uns dos outros com o belo drift que a Towner vai fazer.
Tipo isso, mais cuidado, um acidente de kombi ou de Towner é igual uma queda de avião, não sobrevive ninguém.
UMA PAUSA NO ARTIGO DA TOWNER:
Antes de contínuar o texto sobre a Towner, uma pausa para explicar um fato que me soa bizarro:
Apesar da existência da Towner, tudo ia bem no universo das vans e elas conspiravam para dominar o mundo. A Mercedes Sprinter dominava o mercado de vans grandes, com seu motor Diesel e sua tração traseira. A Fiat resolveu que já era hora de tomar uma parte desse mercado e resolveu lançar a FIAT DUCATO, uma van do porte da Sprinter, com motor Diesel ,mais com tração dianteira.
Fiat Ducato
O mercado estava precisando de uma van grande mais barata que a Sprinter e a Ducato foi um sucesso. A Renault viu isso e resolveu lançar a sua própria van de tração dianteira, o RENAULT MASTER, que também vende muito bem.
Mais eu não gosto de vans de tração dianteira...
Preconceito da minha parte?
Veja que não é, na continuação da minha aventura com a Towner.
CONTINUAÇÃO DO ARTIGO DA TOWNER
Chegando na chácara vimos que ela ficava no fundo de um vale e a chuva havia criado várias erosões no caminho até o salão onde seria realizado o casamento.
A Towner não se intimidou, seu chassi de manteiga torçe, fazendo ela acompanhar o relevo como uma serpente. Chegamos, as rodas da Towner apontando em várias direções, o dono da festa nos aguardava:
-Boa tarde jovens, vieram bem?
- Opa!
- Tudo certo pra estacionar os carros dos convidados?
- Então..Todos virão de 4x4?
-Acho que não...algum problema?
Já viram que deu merda né....
Pensamos um pouco e vimos que havia um campo vazio, antes da descida cheia de erosões, falamos novamente com nosso anfitrião:
-Podemos estacionar os carros aqui.
-Mais aí os convidados vão ter que andar no barro até o salão?
-É isso, ou pode ir arrumando um trator para rebocar os carros..
-Ah...peraí, vou resolver...
Faltava 1 hora para a chegada dos convidados, mais quem tem dinheiro, sempre encontra um jeito, o homem fez uma ligação e depois nos falou:
-Contratei um Motorista de Van. Os senhores podem estacionar os carros no campinho lá em cima,que o motorista faz o traslado aqui para o salão.
Ótimo, nossa parte estava resolvida...
30 minutos depois chega o motorista, com um Renault Master...
Renault Master, bonita ela é, na época eu nem sabia que ela tinha tração dianteira.
Os convidados foram chegando,estacionávamos os carros no campinho e quando juntava umas 15 pessoas o motorista levava todo mundo pra baixo, até o salão. A entrada ocorreu sem novidades.
Todos os carros já estavam estacionados, começava a chover, resolvemos descer para o salão para nos abrigar da chuva e ver se conseguíamos ganhar algo para comer.
Comemos, bebemos, vimos belas mulheres bêbadas dando vexame, aproveitamos o casamento , chegava a hora dos convidados irem embora.
A HORA DA VERDADE
Agora o motorista deveria levar os convidados barranco acima até onde estavam estacionados os carros.
Eu fiquei em baixo no salão com um rádio, assim eu via quais convidados estavam saindo, e comunicava para meus companheiros acima , qual carro pegar, assim os clientes sairíam da van e já entrariam nos carros, sem pegar chuva.
Acompanhei o motorista lotando a van, para a 1ºviagem, quando chegou no barranco, quem disse que a van subia?
A van com 15 pessoas dentro não conseguia subir, achei estranho, pois a Towner subiu com meus companheiros e 60 kg de comida que pegamos no casamento.
Foi quando vi a roda dianteira do Master patinando...
ÇA PORRA NÃO VAI SUBIR NUNCA!!
Vazia ela até subia, mais bastava por peso atrás que a van patinava..., ela começou a levar os convidados em pequenos grupos de até 5 pessoas..nesse ritmo íamos ficar lá até o dia seguinte...
Foi quando meu amigo teve uma grande idéia...Vamos transportar a turma de Towner!!
E assim fizemos, assumi o volante, me lembrei de uma viagem que eu fiz com meus pais no qual eu conduzi um HONDA CITY em uma subida de lama, e fui soltando a embreagem devagarzinho, acelerando progressivamente, a Towner patinou um pouco, mais sua leve de carroceria papelão, junto com sua tração traseira colaboraram para que a mais ordinária das vanzinhas concluísse o transporte dos convidados, humilhando a imponente Renault Master.
Nenhum comentário:
Postar um comentário