FIAT 147
O 1º post deste blog não poderia ser sobre outo carro que não este, foi ele que me ensinou o significado da expressão "motor rajando" e foi meu primeiro carro, que me deu muitas alegrias e alguns contratempos. Com ele tirei meu filho da maternidade e fiz minha primeira viajem á praia.
fiat 147 na "Cabeça da Anta", tradicional parada no caminho da praia
BREVE HISTÓRIA DO FIAT 147:
Lançado no Brasil em 1976 o Fiat 147 era a versão brasileira do veículo fiat 127, as diferenças para seu irmão italiano consistiam em suspensões reforçadas para encarar o piso brasileiro, motor mais potente e leves retoques de estilo.
Foi um carro de diversos pioneirismos no país, sendo reponsável por introduzir o carro a alcool e o motor transversal no mercado brasileiro, e seu derivado a 147 pick up foi a primeira picape derivada de automóvel do país, criando um segmento exclusivo do mercado brasileiro, que hoje é muito disputado, o das picapes pequenas, do qual a Fiat ainda é líder.
MEU FIAT 147:
O meu fiat 147 era um modelo Rallye 1980, da 2ª geração, conhecido como "europa" com motor de 1300 cilindradas, por ser meu primeiro carro, foi comprado com pouco dinheiro, visto que na epoca eu ainda não trabalhava. Não estava em grande estado de conservação, embora estivesse bonito por fora, o motor estava ruim ("rajando") e o carburador falhava
assim estava o fiat no dia que o peguei
COLOCANDO UM CARRO ANTIGO PARA FUNCIONAR:
Como o dinheiro estava curto, estabeleci que arrumaria somente o necessário para o carro andar,deixando de lado reparos importantes como o do motor, que eu não teria dinheiro para arrumar.
Até este momento eu estava certo, ao comprara um carro antigo você deve focar primeiramente em arrumar apenas o necessário, sem a paranóia de deixar tudo perfeito e com o tempo você vai levantando o carro, muitos sites e publicações falam o contrário, ou seja, que você deve primeiro acertar o carro para depois andar com ele, eu já acho que isto é desnecessário, o importante é colocar o carro em condições de andar e curtir.
Porém, nesta fase eu cometi alguns erros..eu era jovem e imaturo e dei mais importancia para a parte estética do carro do que a mecânica, gastei dinheiro em coisas supérfulas e deixei coisas importantes de lado.
O PRIMEIRO CONSERTO E O PRIMEIRO ERRO:
Quando o carro chegou em casa era muito difícil de ligar, e depois de ligado ficava falhando, o culpado óbvio era o carburador.
Oficinas especializadas em carburadores, embora raras, ainda existem, seu serviço não é caro, mesmo para o meu padrão da época que era baixíssimo. O serviço deste tipo de profissional geralmente é bom e 90% dos carburadores tem conserto, então o óbvio seria levar o carro a um lugar desses não é?
Mais como eu disse antes eu ara jovem, imaturo e extremamente burro...
...não parece muito inteligente.......
Enfim....
No lugar de levar o carro a um especialista em carburador resolvi comprar um carburador usado em um desmanche.
Porque?
Economia?..Não!...Levar em um especialista sai mais barato do que pegar uma peça inteira em desmanche, porém do alto da minha ignorância na época eu achava que carro "velho" se consertava comprando peças inteiras em desmanches e instalando. Talvez fosse influência dos filmes e programas de televisão do Discovery Channel, hoje com certeza eu faria diferente, porque estou mais esperto e porque os desmanches praticamente não existem mais com o endurecimento das leis que regulamentam os desmanches e ferro-velhos.
..foi num lugar como esse que eu achei que seria uma boa idéia pegar um carburador....
O fiat 147 Rallye saiu com carburador de corpo duplo e obviamente não seria fácil achar este carbura em um desmanche, já que o Rallye foi um modelo pouco vendido e os 147 comuns usavam carburador de corpo simples.
Achei um carburador de corpo simples com coletor e tudo, coberto de terra e graxa, porem com todas as peças e resolvi instalar no meu carro.
Sem nenhum esforço ou regulagem o carro pegou de primeira, mais o carro nunca mais foi o mesmo tendo perdido boa parte do seu desempenho, porém estava fácil de ligar e não falhava mais , o que para mim era o que importava.
OS ERROS SEGUINTES:
As coisas que fazem um carro parar na rua geralmente são as coisas mais simples: velas, cabos , parte elétrica.,, arrumar estas coisas sai mais barato do que colocar um som no carro por exemplo, mais não foi isso o que eu fiz. Queria personalizar o carro e fui logo tratando de comprar um som, alto falantes , amplificador, aerofólio, rebaixar suspensão, etc.
Na primeira lavagem, resolvi lavar o cofre do motor, para ter acesso melhor ao cofre tive que retirar o estepe ( que no 147 fica dentro do cofre do motor) e o filtro de ar. Ao fazer isso notei que o filtro de ar com sua caixa de metal e suas tubulações é muito pesado e resolvi tirar isso e substituir por um filtro esportivo montado diretamente sobre o carburador
substituí tudo isso....
............por apenas isso........
Nesta troca de filtros reduzi o peso do carro uns 6 quilos , então resolvi preencher este peso com algo estético. um aerofólio!
Achei uma peça nova de estoque antigo, estas palavras "peça nova de estoque antigo" são o delírio de todo antigomobilista, era um acessório de época para fiat e para o chevette hatch.
....meu filho sentado no aerofólio...
ANDANDO COM O FIAT 147
Mais então como era andar com o fiat?
Dirigir o 147 deve ser mais natural para os motoristas de hoje do que para os motoristas da época em que ele foi lançado, isto porque o 147 que introduziu o conceito de carro compacto moderno ao Brasil. O 147 tem muito mais em comum com os carros de hoje do que com Fusca, Chevette, Corcel...
O que todo mundo reclama do 147 é o câmbio, realmente assusta quem pega o carro pela primeira vez, mais depois que se acostuma o câmbio vai bem, desde que não se tente trocas rápidas.Sua alavanca é alta e ergonômica e suas 4 marchas são bem escalonadas.
O motor tem bom torque, e como o carro é leve fica fácil "pular" na frente dos outros no sinal, no caso do meu a troca de carburador prejudicou o desempenho do carro em altas rotações , provavelmente onde o 2ºestágio do carburador atuaria, por isso já a 80 km/h o carro amarrava e ficava difícil avançar. O segredo para viajar rápido então é fazer as curvas rápido ja que nas retas o carro amarrava, nisto o 147 ajudava muito pois o veículo tem muita estabilidade, se o motorista estiver sem cinto, será lançado para fora do banco antes de perder o traçado.
Os demais comandos são leves, apenas a posição do volante é ruim, voltado para cima, como numa kombi, fica dificil encontrar a posicão de dirigir ideal.
No mais é um veículo confortável para os padrões da época ( basta compara-lo com um fusca), tem espaço surpreendente para seu tamanho e porta malas razoável. Possui ventilação forçada, mais ela não pode ser direcionada para o parabrisa, então na chuva seu único aliado para desembaçar o para brisa é o quebra-vento.
O FIM
Depois de 3 anos e muitas viagens o motor, que já estava ruim quando eu comprei o carro , resolveu " abrir o bico" , na época ficava muito caro para mim arruma-lo e resolvi vender o carro. Mesmo tendo feito um bom negócio foi muito difícil para mim me separar do meu amado carrinho, um dia pretendo readiquirí-lo ou montar uma réplica dele, usando outro fiat.
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