Antes de falar sobre o próximo veículo,vou escrever um pouco sobre motores. Quando ainda estava com o 147 com motor ruim, antes de decidir vender, pensei em arruma-lo.., e como eu faria isso?..da única maneira que eu conhecia: comprando um motor inteiro em desmanche.
Mais porque cara?..porque não leva na oficina?
Pois é...
Na época eu ainda não tinha um mecânico de confiança (hoje tenho,valeu Bob) e os chamados "centros automotivos" não tratam bem os carros velhinhos, muitas vezes recusando o serviço e quando aceitam, cobram caro e fazem o serviço mal-feito para que aquela "dor de cabeça" nunca mais volte a oficina.
O que eu tinha era um amigo (Lúcio) com conhecimento mecânico que me ajudava nas horas vagas e os desmanches.
No fundo os desmanches sempre me atraíram, meu sonho de infância era ser proprietário de um e quando criança, sempre pedia para meu pai me levar na Avenida Ipanema, que é onde ficam os desmanches na minha cidade.
Quando eu falo "desmanche", me refiro a estabelecimentos legalizados que trabalham com comércio de peças usadas, não os ilegais
..isso pra mim é um parque de diversões...
Então comecei a procurar um motor para meu fiat 147, mirei nos motores de Uno, que servem no 147 e possuem alguns avanços em relação aos dele.
O Fiat Uno Clássico teve 3 famílias de motores no Brasil: O FIASA, O SEVEL E O FIRE.
De cara descartei o Fire,por ser o mais recente, ainda era muito caro, e começei a procurar o Fiasa que eu pensava ser o mais barato, por ser o mais antigo.
O motor Sevel, conhecido nos desmanches como "argentino" foi lançado originalmente no Fiat Prêmio, em 1985, como um avanço em relação ao Fiasa. Era mais forte , mais potente , mais econômico e mais suave que este, perdendo apenas em torque em baixa rotação.
Motor Fiasa: capa do cabeçote horizontal e tampa do oleo redonda de ferro
Motor Sevel: Capa do cabeçote inclinada e tampa do óleo quadrada de borracha
Foi aí que eu descobri que o Sevel era muito mais barato que o Fiasa, perto de 50% mais barato!
Mais o motor Sevel não é melhor?
É!
...em termos..
o que é considerado melhor quando novo, nem sempre é o melhor depois de usado. Motores mais simples e muitas vezes considerados obsoletos tem seu valor mantido por muito mais tempo, a mão de obra para eles é mais fácil e a oferta de peças mais abundante.
Sempre que chegava em um desmanche e perguntava sobre um Sevel, me falavam:
-"Esse motor é argentino, não presta!"
Eu até poderia ter feito desta situação uma oportunidade de bom negócio, mais enquanto os Fiasa eram bem guardados no coberto, os Sevel ficavam cobertos de chuva e areia, eram simplesmente descartados como lixo
147 com motor Sevel, deve ser um canhão!
Quer um exemplo fora da Fiat?
o Volkswagem Gol
Considerando veículos igualmente equipados um Gol com motor 1.0 8 valvulas vale muito mais que um Gol com motor 1.0 16 válvulas, mesmo este sendo mais rápido e mais caro quando novo.
UM CASO ATUAL:
Muitos criticaram a Volkswagem que ao nacionalizar o Golf de 7ªgeração , substituiu o Câmbio DSG de dupla embreagem por um automático tradicionale o equipou com o mesmo motor 1.6 utilizado no Volkswagem Fox.
Imaginando o futuro daqui a 15..20 anos..quando o Golf geração 7 já estiver "velho", este Golf com motor de fox e cambio ultrapassado sera a versão mais valorizada e procurada e talvez o simples câmbio TIPTRONIC venha a valer mais nos desmanches que o pomposo DSG.
Eu estou fazendo um 147 cl 1986 com motor e caixa do tipo mpfi 1.6 sevel (Fiat argentino) eu tenho certeza q vai ficar um🚀🚀🚀missel
ResponderExcluir