quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MOTORES OBSOLETOS TEM SEU VALOR

Antes de falar sobre o próximo veículo,vou escrever um pouco sobre motores. Quando ainda estava com o 147 com motor ruim, antes de decidir  vender, pensei em arruma-lo.., e como eu faria isso?..da única maneira que eu conhecia: comprando um motor inteiro em desmanche.

Mais porque cara?..porque não leva na oficina?

Pois é...

Na época eu ainda não tinha um mecânico de confiança (hoje tenho,valeu Bob) e os chamados "centros automotivos" não tratam bem os carros velhinhos, muitas vezes recusando o serviço e quando aceitam, cobram caro e fazem o serviço mal-feito para que aquela "dor de cabeça" nunca mais volte a oficina.

O que eu tinha era um amigo (Lúcio) com conhecimento mecânico que me ajudava nas horas vagas e os desmanches.

No fundo os desmanches sempre me atraíram, meu sonho de infância era ser proprietário de um e quando criança, sempre pedia para meu pai me levar na Avenida Ipanema, que é onde ficam os desmanches na minha cidade.

Quando eu falo "desmanche", me refiro a estabelecimentos legalizados que trabalham com comércio de peças usadas, não os ilegais
                                              ..isso pra mim é um parque de diversões...
Então comecei a procurar um motor para meu fiat 147, mirei nos motores de Uno, que servem no 147 e possuem alguns avanços em relação aos dele.

O Fiat Uno Clássico teve 3 famílias de motores no Brasil: O FIASA, O SEVEL E O FIRE.

De cara descartei o Fire,por ser o mais recente, ainda era muito caro, e começei a procurar o Fiasa que eu pensava ser o mais barato, por ser o mais antigo.

O motor Sevel, conhecido nos desmanches como "argentino" foi lançado originalmente no Fiat Prêmio, em 1985, como um avanço em relação ao Fiasa. Era mais forte , mais potente , mais econômico e mais suave que este, perdendo apenas em torque em baixa rotação.

                       Motor Fiasa: capa do cabeçote horizontal e tampa do oleo redonda de ferro

               Motor Sevel: Capa do cabeçote inclinada e tampa do óleo quadrada de borracha

Foi aí que eu descobri que o Sevel era muito mais barato que o Fiasa, perto de 50% mais barato!

Mais o motor Sevel não é melhor?

É!

...em termos..

o que é considerado melhor quando novo, nem sempre é o melhor depois de usado. Motores mais simples e muitas vezes considerados obsoletos tem seu valor mantido por muito mais tempo, a mão de obra para eles é mais fácil e a oferta de peças mais abundante.


Sempre que chegava em um desmanche e perguntava sobre um Sevel, me falavam:


-"Esse motor é argentino, não presta!"

Eu até poderia ter feito desta situação uma oportunidade de bom negócio, mais enquanto os Fiasa eram bem guardados no coberto, os Sevel ficavam cobertos de chuva e areia, eram simplesmente descartados como lixo
                                             147 com motor Sevel, deve ser um canhão!

Quer um exemplo fora da Fiat?

o Volkswagem Gol

Considerando veículos igualmente equipados um Gol com motor 1.0 8 valvulas vale muito mais que um Gol com motor 1.0 16 válvulas, mesmo este sendo mais rápido e mais caro quando novo.

UM CASO ATUAL:

Muitos criticaram a Volkswagem que ao nacionalizar o Golf de 7ªgeração , substituiu o Câmbio DSG de dupla embreagem por um automático tradicionale o equipou com o mesmo motor 1.6 utilizado no Volkswagem Fox.

Imaginando o futuro daqui a 15..20 anos..quando o Golf geração  7 já estiver "velho", este Golf com motor de fox e cambio ultrapassado sera a versão mais valorizada e procurada e talvez o simples câmbio TIPTRONIC venha a valer mais nos desmanches que o pomposo DSG.




Um comentário:

  1. Eu estou fazendo um 147 cl 1986 com motor e caixa do tipo mpfi 1.6 sevel (Fiat argentino) eu tenho certeza q vai ficar um🚀🚀🚀missel

    ResponderExcluir