No fim de 2011 eu começava a trabalhar em uma concessionária Toyota, meu 1º emprego no ramo automobilístico, até então já nutria grande admiração pela marca, que só se intensificou no período que eu trabalhei lá.
Esta experiência também me abriu os olhos para o que de fato é um carro zero-km. Até então eu imaginava que os carros 0km chegavam as concessionária em caixas envoltos por plástico bolha, não poderia estar mais enganado.
Era extremamente comum carros chegarem danificados, principalmente durante o transporte, e também carros que eram danificados depois por nós mesmos durante manobras no pátio da concessionária. Quando isso acontecia não devolvíamos o carro a fábrica para ser repintado,porque isso demoraria muito, realizávamos o reparo em uma funilaria comum.
Não pense que este seja um problema exclusivo da Toyota, pois isto acontece em TODAS as concessionárias de TODAS AS MARCAS, fato que comprovei anos depois quando passei a trabalhar em uma concessionária Chevrolet.
Nesta era até pior pois haviam veículos, como por exemplo o CELTA , que recebiam componentes importantes como o Ar-condicionado e a Direção Hidráulica instalados posteriormente na própria concessionária, até então eu imaginava que estes acessórios só podiam ser colocados na fábrica. Durante estas "cirurgias" muitas vezes o veículo era danificado e reparado. O cliente final, nem imaginava que seu "0km" havia passado por tanta coisa.
Celta: Ar-condicionado, Direção Hidraulica e Trio elétrico, poderiam vir de fábrica ou instalados na concessionária
Em todo caso isso não me fez gostar menos dos Toyota, nem dos Chevrolet, pois afinal é assim com todas as marcas , e conhecer os bastidores destas, me fez as admirar ainda mais.
Na Toyota meu serviço era justamente esse: inspecionar os carros que chegavam do transporte e verificar se estavam intactos e caso contrário providenciar para que o mesmo fosse reparado o mais rápido possível.
Normalmente dava tudo certo, o problema era quando o carro era vendido antes de chegar na loja e o mesmo chegava danificado.
Lembro de um caso que aconteceu no início de 2012 no lançamento da então nova SW4.
O ECOSPORT QUE VEIO DO CÉU
Estava programada uma grande festa para o lançamento da nova SW4, ela era naquele momento o veículo mais caro e de melhor imagem da Toyota, na época marcas como Land Rover e Hyundai que hoje dominam o mercado brasileiro de SUV's ainda não tinham muita expressão e a SW4 era o SUV de luxo que todos queriam. Inclusive as concessionárias Toyota que disputávam ferrenhamente todos os exemplares que vinham trazidos da Argentina, já que era venda garantida e lucro certo.
SW4 2012
Como havia muita demanda , ficou acertado que cada concessionária receberia apenas 1 SW4 antecipadamente para demonstrar aos potenciais clientes e realizar sua festa de lançamento.
Já que eu era o cara encarregado dos transportes , fiquei com a missão de rastrea-la junto à transportadora e acompanhar sua jornada de Buenos Aires na Argentina até nossa cidade. Assim que ela desembarcou no Brasil comuniquei aos meus superiores que ela chegaria 1 semana antes da festa e assim eles prosseguiram com os preparativos para o lançamento: contratação de modelos, buffet, decoração, convidados, etc.
A carreta trazia também veículos de outras marcas para outras lojas que estavam no porto no mesmo dia que a SW4, no dia que ela chegou estava carregada com veículos Ford. A Toyota estava na ponta para ser descarregada 1º, os ford seriam levados depois a cidade vizinha, um deles , um Ecosport estava posicionado bem acima da SW4, num arranjo assim:
Tudo corria bem o ajudante do caminhão entrou na SW4 e começou a dar ré, porem antes de concluir a descida o outro ajudante que ficava do lado de fora verificou que as rampas não estavam alinhadas,o que poderia resultar em uma roda caindo para fora e arranhando. O motorista então parou a manobra e desceu do carro para ajeitar as rampas, que eram pesadas e precisavam de 2 homens para serem movidas.
Eu estava ali do lado observando e aguardando para conferir se estava tudo certo com a caminhonete.
De repente um barulho forte como uma chicotada chamou atenção, uma das correias que seguravam a roda do Ecosport amarelo se soltou, os ajudantes saíram correndo, já prevendo o que iria acontecer o Ecosport caiu BEM EM CIMA DA TOYOTA!!!
O estrago nos 2 veículos foi grande, foi necessário um empilhadeira para separá-los, a SW4 ainda andava mais estava com a parte de cima destruída, o Ecosport nem andava mais , e boa parte de seus fluidos estavam espalhados pelo chão, parecia uma cena de assassinato automotivo.
E agora ? estávamos com uma festa de lançamento preparada e sem um carro para expor!
Mais felizmente para nós , estamos no Brasil..
Havia um figurão aqui na cidade que rodava a pelo menos 1 mês com uma SW4, um carro que ainda nem havia sido lançado, coisas do jeitinho BR.
Nosso gerente entro em contato com esse cara e ele concordou em nos emprestar o carro para festa de lançamento. Limpamos bem, tiramos o cheiro de p#t@ que estava dentro e a festa foi um sucesso.
No próximo post vou descrever melhor cada um dos veículos Toyota da época que eu trabalhei la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário