Neste final de semana o Opala Clube de Sorocaba realizou o evento Clássicos das Ruas, no estacionamento do Shopping Pátio Cianê.
É claro que eu quis levar meu carro ao evento, já que ele é a cara do logo do OCS:
Ultimamente tenho trabalhado muito e não tenho dado a devida atenção ao carro, ele estava parado a quase um mês na garagem com a bateria arriada. Comprei uma bateria nova e também aproveitei para trocar o CABO DO NEGATIVO, que estava contaminado pelo ZINABRE da bateria velha.
Bateria e cabos de conexão novos.
PAUSA PARA FALAR SOBRE O ZINABRE..
O Zinabre é esse pó esverdeado que se forma nos contatos da bateria, se você pesquisar no Google sobre o assunto vai encontrar várias explicações sobre o problema, que vão desde mau uso , falhas nos contatos, defeitos na composição da bateria e sobrecarga no sistema elétrico do carro.
A verdade é que a causa provável do defeito é apenas uma: POLO DA BATERIA RACHADO!
Pode acreditar, se a bateria do seu carro está com Zinabre, procure no polo contaminado e provavelmente você irá achar uma rachadura, mesmo que pequena. No meu caso a trinca era tão pequena que se eu fosse tirar uma foto para postar aqui não daria para ver nada, porém jogando água em cima do polo, dava pra ver pequenas bolhas da água entrando pela rachadura.
Além de provocar falhas no carregamento da bateria, o Zinabre "anda" pelos cabos e começa a contaminar todo o sistema elétrico do carro, não é atoa que o Zinabre é conhecido como "câncer de carro".
Geralmente o destino da bateria é selado logo quando o vendedor a coloca em seu carro, geralmente o funcionário aperta demais o contato no polo, danificando a peça, ou como eu mesmo já testemunhei dá uma martelada para fazer o contato entrar.
Existem muitas receitas caseiras na Internet para limpar o Zinabre, mas depois de um tempo ele sempre acaba voltando, cansado disso comprei uma bateria nova e novos cabos de conexão.
Com a Bateria nova, mais um pouquinho de água, sabão e cera automotiva o Opalão ressucitou:
Gravei um vídeo deste 1º passeio com o carro após os consertos, nele dá pra ver bem como são as trocas de marcha com o câmbio na coluna de direção.
Cheguei ao evento um pouco tarde, mais ainda deu pra achar um lugar pro Opala:
Haviam muitos veículos interessantes no evento, aqui vão alguns deles:
1- FORD LANDAU
O Landau era a versão de luxo do Ford Galaxie, equipado com um poderoso motor V8 5.0 litros , diferenciava-se do Galaxie por ter mais equipamentos, motor maior e teto de vinil com janela traseira pequena como dá pra ver nesta foto:
Neste exemplar o que mais chamava a atenção, além da pintura em preto fosco (provavelmente envelopamento) eram as rodas absurdamente largas, só as bordas já eram da largura da minha mão:
2- CHEVY S10 AMERICANA
Este não é bem um clássico, mas é interessante por ser uma S10 totalmente diferente daquela que foi vendida no Brasil, sua silhueta é bem mais baixa e sua grade, faróis e capô são diferentes do modelo brasileiro.
S10 brasileira.
O interior dela é bem semelhante ao das S10 brasileiras mais simples, que tinham banco inteiriço, mas no modelo americano o câmbio automático vai na coluna de direção.
O motor é um V6 4.3 litros de 180 cv, neste exemplar havia uma garrafa de nitro atrás do banco, que segundo o proprietário fornecia mais 130 cv a picape.
3- HONDA CG
As Hondas "quadradinhas" estão ficando raras e este exemplar na cor preta estava impecável.
4- CHAMONIX 550 SPYDER
A Chamonix é uma empresa brasileira que fabrica a réplica do famoso Porsche 550 Spyder, carro que ficou famoso por ser o veículo em que o ator americano James Dean morreu:
James Dean em seu Porsche 550 conhecido como "Little Bastard".
No Porsche o nº "550" era referente ao peso do veículo, de 550 kg , isso o tornava um carro rápido apesar de seu motor boxer refrigerado a ar parecido com o do Fusca.
A réplica brasileira é considerada uma das melhores do mundo, reconhecida até pela própria Porsche, utiliza o motor 1.6 do Fusca.
Reparem na altura do veículo, mais baixo que meu filho de 6 anos, nem precisa pagar pedágio.
Falando em Fusca haviam alguns bem interessantes no evento:
Como este da foto acima, repare que no lugar da sua ventoinha padrão o carro esta usando 2 ventoinhas elétricas, além de deixar o motor mais livre a ventoinha elétrica não depende da rotação do motor para funcionar, mantendo a temperatura correta mesmo com o carro parado em marcha lenta.
Também havia este Fusca aqui, um modelo de arrancadas, com motor Audi 1.8 turbo e vidros substituídos por peças de acrílico.
Haviam muitos Opalas no evento, mais o que eu mais gostei foi este aqui:
O carro é do mesmo ano do meu, mais está com belas rodas estilo Lowrider:
Só faltou a traseira baixa...
Ao final do evento peguei mais um adesivo para o "canto dos adesivos" do Opala:
Meus agradecimentos aos leitores e ao Opala Clube de Sorocaba por esse maravilhoso evento.
Parabéns pela materia!
ResponderExcluirObrigado Cleiton!
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