sábado, 8 de outubro de 2016

COMO TRANSFORMAR O OPALA NUM CARRO DE PISTA COM 5 MIL REAIS


Preparar um carro para disputar competições é o sonho da maioria dos entusiastas de carros, porém esta prática pode vir a custar várias dezenas de milhares de reais.

Pensando em um cara que como eu é casado e não pode dispor de todo orçamento da familia para investir em seus projetos pessoais, pensei como seria a preparação de um carro mantendo um orçamento de 5 mil reais, valor que é mais realista para maioria das familias de hoje. Este valor é o preço aproximado das peças, já que a mão de obra pode variar muito e é impossível de contabilizar. 

Decidi elaborar esse Post utilizando meu Opala como exemplo, não pretendo colocar meu carro num track-day tão cedo, mais se eu fosse preparar meu carro para pista eu faria de forma a fugir da "mesmice" que seria preparar apenas o motor, acompanhe esta receita diferente de preparação:


1-MOTOR

O senso comum diz que preparar um Opala 4 cilindros é bastante simples: Pegue o 4 cil., retire do carro, jogue no lixo e coloque um 6 cil....

Simples e eficaz!.., mais não é isso que eu vou fazer..

Os Opalas até 1974 tem uma "latinha" a mais na frente, que deve ser recortada para colocação do motor maior, essa latinha não tem função estrutural nenhuma e pode ser arrancada sem problemas, mais eu tenho um enorme apego por ela, acho que ela caracteriza os Opalas pré 74 e por isso decidi manter o motor 4 cilindros.
Esta, sinalizada com a seta vermelha é a "latinha", repare que ela até tem um relevo indicando onde deve ser cortada para colocação do motor 6 cil. 

Já que manterei o motor 4 cil. vou melhorar o máximo possível esta unidade, uma boa ideia seria instalar um comando bravo e dupla carburação como este:

Com uma receita como esta já seria possível atingir algo em torno de 120cv , a mesma potência de um 6 cilindros original.

custo estimado: 3420,00   fonte: mercado livre


2- AGREGADO TUBULAR

Ano passado comprei um Cold Air Intake (CAI) para meu Corsa Wind da empresa Ilmhor e junto da peça veio um catálogo com seus produtos, que incluíam subchassis tubulares.

O subchassi, também conhecido como "agregado" é a peça que segura o motor, a caixa de direção e a suspensão dianteira do carro, na foto abaixo vemos uma comparação entre um agregado tubular ( acima) e um original ( abaixo ) , não são peças de Opala mais da para ter uma ideia da diferença de tamanho e peso:

custo estimado: 1000,00 (não achei exatamente essa peça no catálogo, mais baseando por outras peças o preço seria em torno disso)

O agregado tubular também possibilita a 3ª modificação:



3-REDISTRIBUIÇÃO DE MASSA

Se olharmos uma BMW, um carro que é referência em comportamento dinâmico entre os tração traseira verá que seu motor é todo recuado para trás do eixo dianteiro:

Utilizando um agregado tubular sob medida, basta utilizar o câmbio na posição do Opala 6 cilindros, utilizando os coxins, cardã e varetas de câmbio deste, fazendo o motor recuar, encaixando neste buraco na parede corta-fogo

Aproveitando o embalo dá para passar a bateria para o porta malas, melhorando o acesso aos componentes mecânicos e equilibrando ainda mais a massa.


3-CÂMBIO

Meu Opala tem câmbio na coluna de direção, é ótimo para passear e dá um charme único ao veículo porém não é a melhor opção para correr. Perde-se muito tempo nas trocas de marchas, sobretudo na mudança de 1ª pra 2ª.

Para uma situação de pista a melhor opção é esta:


Eu iria manter o câmbio original de 3 marchas por considerar que é o melhor câmbio para o Opala, apenas iria instalar o trambulador sequencial.

Acompanhe a diferença de velocidade na troca de 1ª pra 2ª:

Câmbio original - puxar a alavanca levemente pra trás, subir em direção ao ponto morto, empurrar para frente e para cima.

Câmbio sequencial: puxar para trás.`

Viu? bem mais rápido!

custo estimado: 450,00   fonte: Facebook do rapaz que vende o produto.


4- SUSPENSÃO TRASEIRA DE OMEGA

Quando o Omega foi lançado foi considerado o melhor carro nacional e sua principal evolução em relação ao seu antecessor Opala, era a suspensão traseira independente.

Adaptar uma suspensão traseira de outro carro é algo a se pensar, não é uma adaptação simples e exige muitas alterações no carro, mais também não é impossível, já vi um Opala ao vivo com esta adaptação, não pude andar nele, mais deve ser bem melhor  que um Opala original, além disso com essa suspensão vem de brinde os freios a disco na traseira!

custo estimado: 280,00  preço da peça no mercado livre.


É isso, agora temos um Opala que acelera mais rápido, faz mais curva e freia melhor que um Opala original e gastamos 5150,00 , o preço de uma funilaria e pintura.
Vale lembrar que não incluí os preços com mão de obra, já que isto varia muito de mecânico para mecânico e muitos opaleiros gostam de fazer as modificações sozinhos.

Obrigado por acompanharem! vejam o post completo sobre o Opala aqui!




Um comentário: