Primeiramente gostaria de agradecer aos mais de 1000 acessos ao meu blog, neste exato momento em que escrevo são 1160, é bem mais do que eu esperava em menos de um mês de blog.
Já que têm bastante gente lendo, gostaria de aproveitar este espaço para alertar sobre a necessidade de salvar uma espécie em extinção: a clássica picape com câmbio manual.
Picapes sempre foram veículos brutos, carros de macho, como o sujeito abaixo.
Por isso as picapes sempre tiveram câmbio manual, no começo a maioria delas tinha a ALAVANCA DE CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO, como a da C10 da foto de abertura deste post, casava perfeitamente com as picapes porque liberava espaço no meio para um 3º passageiro. Em algum momento decidiram que a alavanca na coluna era muito difícil de operar e as picapes passaram a ter alavanca no assoalho.
Meu filho de 6 anos prova que estão errados. Ele sabe operar perfeitamente a alavanca na coluna, assim que ele alcançar os pedais terei que esconder a chave dele.
Não que a ALAVANCA NO ASSOALHO seja ruim, pelo contrário, a arquitetura típica das picapes permitiu que a alavanca fosse instalada diretamente sobre o câmbio, sem a necessidade de cabos e varetas como nos carros de passeio.
Mais hoje em dia as coisas mudaram, as picapes não são mais usadas para trabalho e sim para levar as madames ao shopping e o câmbio manual perdeu seu lugar no mundo.
A nova TOYOTA HILUX por exemplo, até têm opção manual, porém nesta versão o torque foi reduzido de 46 mkgf para 43 mkgf , justo o torque que é o que mais importa em uma picape. Dizem que é para preservar a caixa manual que aguenta menos que a automática. Tem cabimento isso?
Isso não ocorre apenas no Brasil, nos EUA, a DODGE RAM,é a única picape que pode ser comprada com câmbio manual.
Mesmo assim a fábrica indica uma capacidade de reboque menor para o modelo manual. A Ram manual é uma raridade tão grande que fica até estranho olhar para seu interior e ver uma alavanca de câmbio lá.
Apesar destas restrições o câmbio manual transforma completamente a experiência de dirigir uma picape, aqui vão duas histórias com picapes manuais:
NISSAN FRONTIER
Conheci a Frontier fora da situação ideal, na época eu trabalhava como manobrista, quando me apareceu esta picape para estacionar.
Na época este modelo acabara de ser lançado. Ela aparentava ser um pouco maior do que as concorrentes e tinha um estilo mais "quadrado" que eu acho que combina bastante com picapes.
Por dentro tem um painel simples e bonito e um console largo que deixa o banco do motorista bem separado do passageiro.
A picape, que era automática é muito larga e ficava muito justa em qualquer vaga, para piorar suas rodas não esterçam muito e apesar do volante ser leve foi um verdadeiro tormento para manobrar.
Saindo do estacionamento a situação não melhorou, o entreeixos muito longo tornava difícil uma manobra de retorno e isso não significava mais espaço para os passageiros, já que o banco traseiro é apertado e vertical.
Achei aquele veículo impraticável para a cidade, porém um dia tive a oportunidade de dirigir a Frontier em seu habitat natural, a estrada e aí tudo mudou..
No post sobre a Honda CB-400, comentei que tive que entregar a moto em Araçoiaba e no meio do caminho encontrei com o comprador, que assumiu o comando da moto e me deixou com seu carro, esse carro era a Nissan Frontier.
Hoje eu me pergunto porque cargas d'agua o cara não simplesmente colocou a moto na caçamba da picape e levou embora, talvez ele tenha achado que era muito trabalho colocar a moto la em cima, além disso a Frontier assim como sua rival Hilux não vem com protetor de caçamba de série, o que é um absurdo.
De todo modo isso me deu a oportunidade se dirigir a Frontier na estrada o que não dá para recusar.
Esta Frontier, ao contrário da 1ª que eu dirigi tinha câmbio manual de 6 marchas!! o que me deixou bem animado.
Já na saída do acostamento deu pra ver que o câmbio manual fez um enorme bem a picape, quis sair rápido porque vinha vindo um caminhão e bastou acelerar um pouco mais pra picape sair cantando pneu!
O motor Turbodiesel 2.5 com 190 cavalos de força é o ponto forte da picape e ganha vida com o câmbio manual. Se na 1ª vez a picape parecia um peixe fora d'agua na cidade, na estrada ela estava em seu verdadeiro habitat.
O câmbio manual de engates leves propicia ultrapassagens rápidas e num determinado momento cheguei a 140 km/h com o motor ainda sereno, indicando que havia folego para pelo menos 160!
O barulho do motor não é tão legal quando o da Hilux, já que a turbina é mais quieta, mais assim mesmo emite um ronco bonito.
A picape também aparenta ser mais assentada ao chão que a Hilux, seu entreeixos longo que na cidade transforma a picape em um trambolho na estrada ajuda a manter a trajetória firme, sem que para isso a picape necessite de suspensão dura.
CHEVROLET S10
Meu último emprego na área automotiva foi em uma concessionária Chevrolet, lá os carros ficavam guardados em um imenso pátio onde aguardavam para serem preparados para venda.
Quando íamos buscar um carro neste pátio era comum irmos em 2 pessoas, já que o terreno era realmente grande, então usávamos um carro para procurar outro e na volta cada um voltava com um, geralmente disputando um pequeno racha.
Neste dia havia um CAMARO, na loja, um carro maravilhoso e todos sempre que possível arrumavam uma desculpa para andar com ele...hora era um mecânico querendo testar alguma coisa.,hora era um manobrista que achava que ele estava atrapalhando e ficaria melhor estacionado em outro lugar.,hora era um vendedor querendo fazer test-drive.
Quando precisei ir ao pátio buscar uma S10 que iria instalar protetor de caçamba, um amigo se ofereceu para me dar carona, adivinhem com qual carro ele estava?
Eu não sabia que modelo de S10 era, apenas tinha o nº do chassi e a cor para achar o carro.
Chegando no local eu me deparo com uma S10 2.5 flex, não me animei muito, pois prefiro picapes Diesel, mais pelo menos ela tinha câmbio manual.
Na volta meu amigo disse que daria alguns segundos para eu sair primeiro, achei que não ia ter graça porque o Camaro é um esportivo legítimo com motor V8 de 400 cv, a S10 sendo uma picape não daria nem pro cheiro.
A S10 flex é equipada com motor 2.5 de 206 cv, uma potência respeitável, principalmente por ser 4 cilindros, é metade da potência do Camaro, porém a S10 tem a vantagem do câmbio manual de 6 marchas, já o Camaro só vem automático.
câmbio do Camaro
Entrei na Picape e acelerei..surpresa! a S10 flex é forte pra caramba e saiu cantando pneu, passo a 2ª e os pneus continuam a patinar!
Ao ver isso meu amigo saiu rapidamente em minha caça. O Camaro emite um urro aterrador e sai com muita força lixando os pneus, porém neste momento a S10 já estava muito a frente.
Se fosse um racha de verdade certamente o Camaro iria buscar e tragar a S10, porém não podíamos forçar muito os carros e a disputa terminou com a inesperada vitória da picape.
Certamente o câmbio manual teve grande contribuição nessa vitória, sem ele não seria possível esticar a rotação do motor até a faixa em que o 2.5 realmente ganha vida, inclusive mudando seu ronco, esse motor ficaria ótimo no meu Opala, quem sabe daqui a alguns anos seja possível encontrá-lo com preço acessível em desmanches.
Motor 2.5: 4 cilindros, injeção direta e 206 cv, tão forte quanto os antigos V6.
Acredito que eu tenha dado bons motivos para salvar as picapes manuais da extinção!
Se alguém souber o motivo da Hilux e da Ram manuais serem mais fracas que suas similares automáticas, por favor se manifeste nos comentários!
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