Em minha última viagem a praia parei como de costume no posto GRAAL na cidade de Registro-SP, tradicional parada de quem viaja ao litoral de SP, que tem boa estrutura com posto de gasolina,banheiro, restaurante, loja,etc.
Bem na entrada do posto havia exposta essa frente de caminhão FNM, com uma placa ao seu lado.
Na placa estava escrito:
"Esta é a Cabine de um D.11000, 1972 . Originário da Itália, no Brasil foi montado pela Fábrica Nacional de Motores (FNM), ficou conhecido como FeNeMê.
Este veículo possui motor Diesel, de 180 cv , sua capacidade de carga era de 12 toneladas . Era dotado de uma alavanca de câmbio com 4 marchas auxiliada por outra menor do tipo reduzida que permitia desenvolver 2 forças por marcha.
Ambas alavancas não apresentavam sincronismo (caixa seca). Esse mecanismo exigia atenção redobrada do motorista e habilidade ao cambiar , o condutor utilizava as duas mãos ( uma em cada alavanca ) enquanto o volante ele tinha que controlar com o pinto ( essa parte não estava na placa..) .
Ele não podia cometer falhas ao cambiar, ao menor descuido poderia quebrar alguma peça da caixa de tração (diferencial ou ponta de eixo). O caminhão não tinha direção hodráulica e não ultrapassava 80 km/h. Quem conseguisse dirigí-lo estava plenamente apto a pilotar qualquer caminhão de outra marca sem dificuldade alguma.
O Fenemê era uma verdadeira escola para caminhoneiros, deixou de ser produzido nos anos 70.
Este monumento é uma homenagem a todos os caminhoneiros que não medem esforços para levar o progresso a todas as regiões do Brasil"
Como podem ver dirigir o FNM não era tarefa simples, aqui um vídeo do caminhoneiro Ito Bir, mostrando as trocas de marcha do bicho.
O Fenemê era uma verdadeira escola para caminhoneiros, deixou de ser produzido nos anos 70.
Este monumento é uma homenagem a todos os caminhoneiros que não medem esforços para levar o progresso a todas as regiões do Brasil"
Como podem ver dirigir o FNM não era tarefa simples, aqui um vídeo do caminhoneiro Ito Bir, mostrando as trocas de marcha do bicho.
Hoje em dia já não é muito fácil achar um caminhão FNM, na minha cidade, Votorantim-SP era comum ver esses caminhões trabalhando até cerca de 10 anos atrás, hoje os que restaram são peças de coleção.
BREVE HISTÓRIA DA FNM
A Fábrica Nacional de Motores ( FNM ) foi inaugurada em 1940 em Duque de Caxias-RJ, para produzir motores de avião para a 2ª guerra, mas a produção só começou em 1946 quando a guerra já havia acabado e os motores estavam ultrapassados, por isso poucos foram entregues.
Inicia-se então um período de reformulação na fábrica, que passou a fabricar geladeiras, compressores, bicicletas e revisar motores de avião.
Em 1949 a FNM firma contrato com a italiana ISOTTA FRASCHINI, para a fabricação de um caminhão Diesel com capacidade para 7500 kg, denominado FNM IF-D-7300:
IF-7300: apenas 200 foram produzidos.
Porém apenas um ano depois a ISOTTA faliu e a FNM firmou um novo acordo com a também italiana ALFA ROMEO, para fabricar o FNM-ALFA D-9500:
Alfa D-9500: motor de 130 cv e capacidade de 8 ton.
Em 1958 a FNM lança o modelo D-11.000:
BREVE HISTÓRIA DA FNM
A Fábrica Nacional de Motores ( FNM ) foi inaugurada em 1940 em Duque de Caxias-RJ, para produzir motores de avião para a 2ª guerra, mas a produção só começou em 1946 quando a guerra já havia acabado e os motores estavam ultrapassados, por isso poucos foram entregues.
Inicia-se então um período de reformulação na fábrica, que passou a fabricar geladeiras, compressores, bicicletas e revisar motores de avião.
Em 1949 a FNM firma contrato com a italiana ISOTTA FRASCHINI, para a fabricação de um caminhão Diesel com capacidade para 7500 kg, denominado FNM IF-D-7300:
IF-7300: apenas 200 foram produzidos.
Porém apenas um ano depois a ISOTTA faliu e a FNM firmou um novo acordo com a também italiana ALFA ROMEO, para fabricar o FNM-ALFA D-9500:
Alfa D-9500: motor de 130 cv e capacidade de 8 ton.
Em 1958 a FNM lança o modelo D-11.000:
D-11000: motor de 11 litros, 180 cv e capacidade de 12 ton.
Em 1968 a FNM foi vendida para Alfa Romeo Italiana e em 1972 lança o FNM 180:
Em 1973 a FIAT compra a Alfa Romeo e continua produzindo o FNM 180 até 1979, quando o substitui pelo FIAT 190:
Em 1985 já administrada pela IVECO, a FNM encerra suas atividades no Brasil.
A FNM também fabricou carros de passeio os FNM 2000 e 2300, sobre os quais eu falarei futuramente.
fontes: Sites ALFA-FNM e Quatro Rodas.
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