No post anterior sobre os caminhões FNM, comentei que a FNM também produziu carros, hoje falarei sobre eles.
Nos anos 60 a FNM passou a vender no Brasil os veículos ALFA-ROMEO, esta era uma marca de muito prestígio na época, com uma história fortemente ligada ao automobilismo, vale lembrar que a própria SCUDERIA FERRARI começou como uma divisão esportiva da Alfa-Romeo.
Enzo Ferrari (no canto superior direito) começou como piloto da Alfa-Romeo, nessa época ele já usava o brasão do cavalinho rampante em seus carros, depois passou a preparar carros para a Alfa, fundando a Scuderia Ferrari que preparava carros Alfa-Romeo para as pistas. Após ser demitido da Alfa, Enzo continuou com sua scuderia, desta vez fazendo seus próprios carros, dando origem à Ferrari.
O primeiro modelo a chegar ao mercado foi o Alfa-Romeo 2000, batizado de FNM JK em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek ( lembre se que a FNM era uma empresa estatal ).
FNM "JK" 1960.
O JK era um carro muito à frente de seu tempo, foi o 1º carro brasileiro com câmbio de 5 marchas, duplo comando de válvulas no cabeçote e pneus radias de série.
Este câmbio de 5 marchas ficava na coluna de direção como no Opala (só que o do Opala tinha apenas 3 marchas ) e seus bancos eram inteiriços.
O motor com câmara de combustão hemisférica era capaz de levar o pesado automóvel aos 160 km/h
Ao ver o motor do JK os menos entendidos pensam que se trata de um motor "V8" por causa do cabeçote duplo, mas na verdade é um moderno (para a época) 4 cilindros hemisférico (note as velas no centro) que andava tanto quanto um V8 da época.
O carro tinha um painel interessante com velocímetro horizontal e conta-giros redondo.
Em 1974 a FNM substitui o JK pelo moderno ALFA ROMEO 2300, um projeto feito exclusivamente para o Brasil.
Este era equipado com motor 4 cilindros de 2300 cilindradas de 140 cv , que fazia o carro chegar a 170 km/h, desempenho equivalente aos OPALA SS, DODGE CHARGER R/T e MAVERICK GT da época.
Os concorrentes tinham mais que o dobro da cilindrada, mais o Alfa andava junto.
Era um carro muito sofisticado e exclusivo, tinha itens que foram exclusivos dele por muito tempo como os freios a disco nas 4 rodas, que o Opala só foi ter em 1991 e muitos carros atuais ainda não tem.
Mais toda essa sofisticação acabava fazendo dele um carro muito caro e por isso poucos foram vendidos, era possível comprar 5 Fuscas ou 2 Opalas com o valor de um Alfa 2300.
Um Alfa pagava 2 Opalas..
ALFA ROMEO 2300 TI 1979
Por coincidência, essa semana eu fui ver um Alfa 2300 para um amigo que estava interessado.
Este era o carro, um modelo 79
Este carro contava com uma interessante adaptação, estava equipado com um motor 4 cilindros de Opala!
Motor de Opala no cofre do Alfa-Romeo
Muitos podem achar que isso é uma heresia ou um retrocesso, mas é uma forma de tornar o carro utilizável, o motor original do Alfa era muito avançado, mas sua manutenção é muito difícil hoje em dia, enquanto um motor de Opala tem manutenção mais simples e barata, além de fartura de peças.
Nos Estados Unidos esse tipo de adaptação é muito comum, lá o motor mais usado em adaptações é o V8 Chevrolet Small Block, que é forte, robusto e relativamente barato, até carros clássicos como Ferraris e Porsches acabam recebendo este motor quando seus motores originais quebram.
Porsche 911 com motor Chevrolet V8
Ferrari com motor Chevrolet V8
Voltando ao Alfa, apesar do motor de Opala ele ainda preservava muitas características originais sobretudo no interior
Calotas originais: difíceis de achar
O interior do carro é muito confortável,embora o carro tenha o mesmo tamanho do Opala externamente, o espaço interno é bem maior, sobretudo no banco traseiro.
A posição de dirigir deste carro é envolvente e esportiva, mesmo sendo um carro de 1979, possui regulagem de altura na coluna de direção e a alavanca de câmbio fica bem posicionada. Minha única crítica é em relação ao pedal da embreagem: em vez de empurrá-lo para frente como seria normal, ele fica meio na diagonal e você acaba empurrando ele em direção ao centro do veículo.
O painel de instrumentos é muito completo, conta com velocímetro; nível de combustível; conta-giros, temperatura da água; manômetro de óleo e voltímetro. Tudo funcionava neste exemplar.
O veículo era equipado com ar-condicionado, mais este não estava gelando pois o compressor não estava instalado, no entanto o ventilador funcionava e é muito forte nesse carro, além disso é silencioso.
DIRIGINDO O ALFA COM MOTOR DE OPALA
Ao dar a partida ouve-se o ruído característico do motor de Opala equipado com coletor de escape 4x2 terminando no diferencial.
É um barulho bonito que me deixou tentado a colocar um escape desse no meu Opala, já tive uma má experiência com um escape deste tipo , que passava muito calor para dentro do carro, mais isso parecia não acontecer neste Alfa.
A embreagem é um pouco estranha como já havia comentado,mais é leve, já o câmbio parece não engatar bem devido ao trambulador que parece estar pegando no console dificultando a seleção de marchas, provavelmente o cambio original do Alfa devia ter curso curto e por isso não pegava no console, já este carro está com câmbio "clec-clec" de Opala com 4 marchas e curso mais longo que acaba pegando no console.
Câmbio Varetado Opala 4 marchas: o "clec clec"
Como o Alfa é um carro de espírito esportivo eu esperava uma suspensão dura, mas ela é macia como a de um Opala, mostrando que esse era um carro de luxo, apesar da tradição Alfa de esportividade.
O desempenho equivale ao de um Opala comum na cidade, porem na estrada o carro fica um pouco "curto", devido ao diferencial ainda ser o original do Alfa.
Acabei não andando muito com o carro pois os freios não estavam bons e os documentos estavam vencidos, mais deu para ter uma idéia do que era este carro, uma coisa exclusiva com uma "aura" de importado, ou como dizia a FNM: um importado feito no Brasil.
fontes: site fnm-alfa e autoentusiastas
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